Consumo de energia cresce 2,6% em junho, diz CCEE

Tarifas da Copel vão aumentar em média 3,41%
22 de julho de 2019
Consumo de energia em concessões da Energisa cresce 4,3% em maio
30 de julho de 2019

O consumo nacional de energia no Sistema Interligado Nacional alcançou 60.380 MWmédios, resultado 2,6% superior aos 58.834 MWmédios registrados no mesmo período do ano passado.A informação deriva de dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 15 de junho pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz em seu boletim InfoMercado Semanal Dinâmico dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Segundo o compilado, o Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo) apresentou crescimento de 0,8% no consumo em relação a junho de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 2,6%. Já no ACL, a demanda apresentou salto de 6,7% em relação ao ano passado, considerando a mudança de clientes cativos para o ambiente. Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o mercado livre apresentaria elevação de 2,7%.

Por sua vez os consumidores livres apresentaram aumento de 6% e os especiais em 16%, influenciados pela migração. Suprimindo tal efeito, o crescimento seria de 3,7% para os livres e 4% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 3,6%. Na indústria, o maior crescimento de consumo, com a exclusão da migração para o ACL, foram de têxteis, manufaturados diversos e madeira papel e celulose, com respectivamente 16,2%, 9,7% e 5,3%. O ramo com pior desempenho foi extração de minerais metálicos, com 7,4% negativos.

WhatsApp