Eletrodomésticos inteligentes e os danos causados por distúrbios elétricos

Indenização a transmissoras pode causar alta média de 9% nas contas de luz
24 de janeiro de 2017
Não pague mais do que realmente consome!
21 de março de 2017

Os eletrodomésticos entraram definitivamente na era da tecnologia inteligente. Tanto os que compõem a linha branca (eletrodomésticos voltados para copa e cozinha), como a linha marrom (home theater, TV, DVD) já se utilizam de chips processadores para realizar tarefas de forma mais eficiente.

Máquinas de lavar roupa e microondas possuem parte significativa do seu funcionamento gerenciado por controladores microprocessados. Para que funcionem corretamente, tais equipamentos necessitam receber energia pura e estabilizada. Os frequentes problemas na rede elétrica têm provocado a queima desses controladores, o que acarreta prejuízos aos seus usuários. Na maioria das vezes, essas panes não estão cobertos pela garantia, por se tratar de falha oriunda de causas externas ao aparelho.

Segundo estudo feito pela Contingency Planning, cerca de 87% dos problemas causados em eletrodomésticos são provocados por distúrbios elétricos. Até 5% dos eletrodomésticos podem apresentar defeito, por conta de falha na rede elétrica, outros 8% até o segundo ano, 15% até o terceiro ano e 20% até o quinto ano de uso.

No Brasil, segundo o INPE, maior país tropical do mundo, caem cerca de 70 milhões de raios por ano, três por segundo e que geram 200 milhões de reais em prejuízos diretos às concessionárias e causam 70% dos blecautes que deixam cidades inteiras às escuras. Além do mais, são os picos de tensão os maiores responsáveis pela queima desses equipamentos desprotegidos. As demais oscilações apenas contribuem para um desgaste mais prematuro do eletrodoméstico.

Os prejuízos abrangem dois aspectos

O primeiro trata do elevado custo com o conserto do equipamento. Nem sempre o valor justifica o conserto, o que acaba provocando a compra de um novo eletrodoméstico, quando o que foi avariado ainda poderia ser usado por mais algum tempo, facilitando ao cliente o planejamento da sua substituição. Por serem controladores eletrônicos/digitais, esses componentes são caros e indispensáveis ao funcionamento do equipamento. Resumindo: sem esses controladores, o eletrodoméstico não funciona. O segundo aspecto envolve o desconforto de ter um eletrodoméstico parado por conta de uma pane elétrica. Geladeiras e freezers carregados de mantimentos e sem funcionar, microondas que não aquecem os alimentos congelados, lavadoras de roupa quebradas e roupas acumuladas e enviadas a lavanderias acarretando assim custo adicional.

A Lumilight do Brasil traz ao mercado Brasileiro os Filtros Capacitivos, tecnologia de ponta e focada na qualidade da energia elétrica, proporcionando proteção de Rede, eliminação dos desperdícios e racionalização do uso da Energia, cujo nosso foco principal esta na proteção de Rede, gerando menos problemas entre os consumidores finais e as concessionárias devido a uma queda substancial quanto a queimas e paradas inesperadas por surtos de tensão.

Baixe aqui um resumo dos principais problemas na rede elétrica que afetam diretamente e indiretamente os equipamentos ligados na mesma.