Filtros capacitivos mostram eficácia em qualidade de energia

INFORMATIVO LUMILIGHT DO BRASIL
23 de novembro de 2015
Informativo Lumilight do Brasil
15 de janeiro de 2016

Após os testes que duraram 30 dias, durante 24 horas ininterruptas, o Lafac atestou a eficiência dos Filtros Capacitivos da Lumilight do Brasil.

O professor Ernanes Xavier explica que  os filtros capacitivos mostrou eficiência na redução dos ruídos gerados por surtos e artefatos harmônicos presentes na rede elétrica, o Laboratório de Física Aplicada e Computacional (Lafac) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, testou a eficiência dos efeitos do filtro capacitivo que é capaz de reduzir “ruídos” na rede elétrica o que como consequência pode gerar economias da ordem de 5% a 20%, relacionar ao estudo do laudo público já enviado.

 

O painel onde foi instalado o filtro foi constituído de um reator gerador de surtos e artefatos harmônicos operando sobre um sistema de lâmpadas fluorescentes”, descreve o professor. O sinal da rede elétrica foi amostrado antes e depois da atuação do filtro capacitivo e os resultados foram analisados num medidor de frequência. Os resultados foram positivos, com a redução dos ruídos e artefatos harmônicos e, consequentemente, diminuindo as perdas no consumo de energia elétrica.

Segundo Xavier, os ruídos na rede elétrica também podem danificar e aumentar o consumo de equipamentos que compõem a rede, como motores e geradores, transformadores, cabos de alimentação, capacitores e equipamentos eletrônicos. Os filtros testados foram das versões monofásica e trifásica.

 

Leia a publicação completa em: http://www5.usp.br/102514/filtros-capacitivos-mostram-eficacia-em-qualidade-de-energia