Fiscalização em barragens de hidrelétricas começa na próxima terça-feira, 12

Brasil atinge maior nível de produção de energia elétrica em 20 anos
13 de fevereiro de 2019
Nordeste bate recorde de carga no SIN, afirma ONS
15 de fevereiro de 2019

Canal Energia – 06/02/2019

A verificação presencial das barragens de 142 usinas hidrelétricas que serão fiscalizadas pela Aneel e por agências reguladoras estaduais até maio desse ano será iniciada na próxima terça-feira, 12 de fevereiro. O anúncio foi feito pela autarquia em nota nesta terça-feira (5), após reunião com as agências de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Até o fim do dezembro, será feita a inspeção de outros 193 empreendimentos classificados como “Dano Potencial Alto”, por estarem localizados em áreas densamente povoadas. Essa lista inclui as 122 hidrelétricas já inspecionadas entre 2016 e 2018.

A Aneel informou que vai usar equipe própria e profissionais credenciados para a avaliação in loco das condições de 71 usinas. Nas outras 71 instalações que serão visitadas até maio, o trabalho será feito por fiscais das agências conveniadas nos cinco estados.

A mobilização atende determinação da resolução do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, publicada na semana passada pelo governo. Todas as hidrelétricas terão de atualizar o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação Emergencial.

WhatsApp