A Aneel lança aplicativo com informações sobre conta de luz

Conta de luz do brasileiro pode arcar com aumento de até R$ 88 bilhões em 2019
11 de outubro de 2018

 

Mas será que isso irá resolver o não entendimento do que está sendo pago pelos consumidores?

Este serviço tem como objetivo apontar itens que compõem a conta de luz, como geração, transmissão, distribuição, encargos setoriais e bandeira tarifária vigente.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou um aplicativo para celulares destinado aos consumidores. Pelo APP, os clientes poderão fazer reclamações, sugestões, elogios e denúncias para a Ouvidoria do órgão regulador e acompanhar o andamento dos processos. Porém a pergunta que deve ser feita é se este aplicativo vem com o intuito de realmente melhorar o atendimento aos consumidores ou de ganhar mais tempo, pois é notório o grande número de reclamações e de acesso a ouvidoria por telefone e de idas e vindas de consumidores as concessionarias e muito pouco é resolvido.

Batizado de Aneel Consumidor, o aplicativo está disponível para sistemas operacionais Android e IOS. Um dos serviços do aplicativo é o “Entenda sua Conta”. Por meio desse serviço, os consumidores terão acesso a todos os itens que compõem a conta de luz – geração, transmissão, distribuição e encargos setoriais -, saber a bandeira tarifária vigente e comparar os reajustes com índices de inflação.

O APP, no entanto, ainda não inclui impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública. Esses itens deverão ser incorporados no futuro. Porque será? se esta é uma das principais dúvidas e indicativo do alto valor que pagamos em nossa conta, pois até mesmo o Moreira Franco reclama do ICMS e disse que o valor cobrado é “incompreensível”.

 

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, cobrou mais transparência nas tarifas e disse que o aplicativo pode colaborar nesse sentido. “Isso é muito ruim para as pessoas, pois sempre houve conflito entre corporações e pessoas”, disse Moreira Franco.

 

Melhor ficarmos com os olhos bem abertos e analisarmos que mudança nos trará, se positiva ou negativa!!