Após os testes que duraram 30 dias, durante 24 horas ininterruptas, o Lafac atestou a eficiência dos Filtros Capacitivos da Lumilight do Brasil.
O professor Ernanes Xavier explica que os filtros capacitivos mostrou eficiência na redução dos ruídos gerados por surtos e artefatos harmônicos presentes na rede elétrica, o Laboratório de Física Aplicada e Computacional (Lafac) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, testou a eficiência dos efeitos do filtro capacitivo que é capaz de reduzir “ruídos” na rede elétrica o que como consequência pode gerar economias da ordem de 5% a 20%, relacionar ao estudo do laudo público já enviado.
O painel onde foi instalado o filtro foi constituído de um reator gerador de surtos e artefatos harmônicos operando sobre um sistema de lâmpadas fluorescentes”, descreve o professor. O sinal da rede elétrica foi amostrado antes e depois da atuação do filtro capacitivo e os resultados foram analisados num medidor de frequência. Os resultados foram positivos, com a redução dos ruídos e artefatos harmônicos e, consequentemente, diminuindo as perdas no consumo de energia elétrica.
Segundo Xavier, os ruídos na rede elétrica também podem danificar e aumentar o consumo de equipamentos que compõem a rede, como motores e geradores, transformadores, cabos de alimentação, capacitores e equipamentos eletrônicos. Os filtros testados foram das versões monofásica e trifásica.
Leia a publicação completa em: http://www5.usp.br/102514/filtros-capacitivos-mostram-eficacia-em-qualidade-de-energia