Queimadas urbanas: prejudiciais ao fornecimento de energia

48 horas sem energia elétrica em ilha no Rio de Janeiro
1 de agosto de 2024
A importância das inspeções periódicas em filtros capacitivos
8 de agosto de 2024

Queimadas urbanas são incêndios que ocorrem em áreas urbanas, afetando vegetação, áreas verdes, terrenos baldios e até mesmo áreas residenciais. Eles são, frequentemente, causados pela ação humana, seja por negligência, como a queima de lixo, ou de forma intencional.

 

 

As queimadas urbanas têm efeitos devastadores, tanto no meio ambiente quanto na saúde pública e na infraestrutura das cidades. Segundo dados da Energisa, focos de incêndio em áreas urbanas também prejudicam o fornecimento de energia elétrica. Este ano, de janeiro até agora, houve registro de 24 ocorrências pela concessionária, que interromperam o fornecimento de energia para 6,2 mil clientes, superando os números do ano passado.

 

Também, segundo o coordenador da concessionária, as chamas não atingem diretamente a rede de energia, mas o calor intenso pode danificar cabos condutores, postes, equipamentos do sistema elétrico e causar a interrupção no fornecimento da energia para clientes da localidade, inclusive serviços essenciais.

De acordo com o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima/MS), a tendência climática para o trimestre de julho a setembro é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul. Essas condições climáticas contribuem para o aumento do risco de queimadas urbanas, exacerbando seus efeitos negativos sobre a comunidade e a infraestrutura local.

Venha conhecer mais sobre os filtros capacitivos. Fale com nossos consultores pelo telefone: (81) 3089-0606, fale pelo WhatsApp: (81) 99871-0126 ou preencha o formulário.

WhatsApp