Verão: Ondas de calor e chuvas serão desafios para o setor elétrico

Mais de 18 anos no mercado
3 de janeiro de 2024
Filtros Capacitivos: Proteção contra surtos de até 680V
11 de janeiro de 2024

Preparados para os desafios do verão?

A previsão é de chuvas abaixo da média na região Norte, assim a geração das hidrelétricas pode ser prejudicada, aumentando a preocupação com o abastecimento de energia.

 

 

O fenômeno climático El Niño está atrasando o período úmido, fundamental para o abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas.

Apesar do Sudeste/Centro-Oeste estar em uma situação mais confortável devido à boa hidrologia dos últimos anos, a atenção se volta para o Norte, onde as chuvas abaixo da média podem impactar severamente as hidrelétricas.

A situação no Norte também pode afetar a geração de energia destinada à exportação para países vizinhos, conforme indicado pela concessionária do complexo de Belo Monte.

Enquanto isso, no Sul, mesmo com chuvas acima da média devido ao El Niño, espera-se uma redução nas precipitações no início de 2024, podendo haver impactos no fornecimento de energia.

A previsão da Nottus Meteorologia indica que as chuvas continuarão abaixo da média entre fevereiro e abril, afetando usinas. Isso contrasta com o verão passado, onde várias usinas tiveram que liberar água devido ao excesso.

Além das questões de chuva, prever-se possíveis ondas de calor em algumas regiões do país, o que pode elevar significativamente o consumo de energia, sobrecarregando o sistema elétrico.

É importante estarmos conscientes e preparados para possíveis impactos no fornecimento de energia neste verão. Vamos juntos enfrentar os desafios climáticos e contribuir para um consumo consciente de energia!

Venha conhecer mais sobre os filtros capacitivos. Fale com nossos consultores pelo telefone: (81) 3089-0606, fale pelo WhatsApp: (81) 99871-0126 ou preencha o formulário.

WhatsApp